Awesome Image Awesome Image Awesome Image Awesome Image Awesome Image
31 Mar 2016

Projeto RESISTIR - Sistema de Informação para controlo de infeção inteligente e antibioterapia personalizada


Projeto nº 3379 (POCI-01-0247-FEDER-003379)

Apoio no âmbito do sistema de incentivos.

RESISTIR - Sistema de Informação para controlo de infeção inteligente e antibioterapia personalizada

Custo Total Elegível: 969.675,85
Apoio financeiro da UE575.230,00

Síntese do projeto:
O projeto RESISTIR pretende criar um sistema de informação inovador, modular, inteligente e adaptável para apoiar a tomada de decisão clínica no domínio da resistência aos antimicrobianos, controlo de infeção, vigilância epidemiológica e gestão hospitalar. O projeto permite apoiar o processo de decisão médica em antibioterapia personalizada, contribuindo para uso e prescrição de antibióticos mais eficiente e melhor adequação das terapêuticas a cada paciente e caso. RESISTIR apoia também a identificação e controlo de anomalias epidemiológicas (surtos de origem hospitalar e comunitária), contribuindo para o alinhamento com as novas políticas nacionais e internacionais de controle de infeção e resistência aos antimicrobianos. 

RESISTIR combina tecnologias cutting edge através de técnicas inovadoras de prospeção de dados, estatística, epidemiologia, dados interligados, modelação numérica, aprendizagem automática e tecnologias semânticas para produzir outputs em formato legível por humanos, permitindo analisar e adaptar às mudanças epidemiológicas em tempo quase real. A arquitetura do RESISTIR é baseada em dois tipos de unidades: os nós individuais (RESISTIR-APP) e o nó central (RESISTIR-CORE). Os nós RESISTIR-APP residem nas unidades de saúde, e são responsáveis pela recolha de dados e apresentação de resultados. O nó central é responsável pela análise dos dados recolhidos e criação automática dos modelos de deteção de infeção, previsão de resistência, falha terapêutica e vigilância epidemiológica. 

O consórcio promotor, Maxdata Software, S.A. e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, através das suas equipas multidisciplinares, agrega conhecimento nas diversas áreas do saber nucleares do projeto: ciências da vida e sistemas de informação.

RESISTIR permitirá a criação de um novo produto com características diferenciadoras que reforçará de forma determinante a capacidade de internacionalização da empresa promotora.

Localização: Alenquer e Lisboa, Portugal
 

Conheça as últimas notícias
01 Jun 2020

PREDIKT - Deteção automática, em tempo real, de anomali ...

O projeto PREDIKT irá desenvolver um sistema de informação para deteção automática de anom ...

31 Out 2019

E se fosse possível prever um surto?

No dia 26 de setembro de 2019, a Maxdata Software e a Faculdade de Ciências da Universidad ...

28 Set 2019

Resultados do projeto RESISTIR em destaque

Resultados do projeto RESISTIR em destaque na capa do jornal Público

30 Jun 2019

Maxdata em destaque em publicação do INESC TEC

Testemunho de Paulo Sousa, CEO da Maxdata, sobre a participação no projeto europeu SafeClo ...